
O NEW GAMES JOURNALISM NO YOUTUBE: A ATUALIZAÇÃO DE UMA MANEIRA DE FAZER JORNALISMO DE GAMES NO CANAL NAUTILUS
2021; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p105
ISSN2526-8031
AutoresMarcos Henrique Martins Marques,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO jornalismo voltado para os games iniciou no meio impresso e passou por mudanças ao longo dos anos com a chegada da internet. Buscando uma maneira diferenciada de escrever e analisar os jogos eletrônicos, no ano de 2004 o jornalista britânico Kieron Gillen cunhou o manifesto chamado New games journalism em que tentava se afastar do modelo engessado utilizado até então na imprensa tradicional de jogos. No Brasil, este jornalismo especializado enfrentou a queda do mercado tradicional de revistas e jornais, mas encontrou na plataforma de vídeos Youtube um meio cada vez maior de apelo a seu público com canais que tratam o assunto de maneiras diferenciadas. E assim foi justamente nesta plataforma que mais 10 anos depois o manifesto de Gillen ainda se encontra vivo. Através da análise de conteúdo, este artigo busca mostrar como o canal Nautilus acaba por se utilizar da premissa principal do new games journalism modernizando a maneira tradicional de abordar os jogos eletrônicos através da linguagem audiovisual presente na internet.
Referência(s)