Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS

2021; Faculdade Sul Fluminense; Volume: 6; Linguagem: Português

10.22408/reva602021103755-80

ISSN

2526-043X

Autores

Daniela Gervásio Marcão, Guilherme Saramago de Oliveira, Anderson Oramísio Santos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este texto analisa as principais ideias inerentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática que ocorre nas instituições escolares, visando identificar as perspectivas teóricas e práticas que predominam entre os professores que ministram esses saberes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Definir o que é o ensino de Matemática não é uma tarefa simples nem tampouco para se fazer em poucas palavras. A pesquisa é de abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica com interlocuções com diversos autores que debruçam sobre o assunto, e documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio do Ministério de Educação (MEC) . É preciso entender que a Matemática é dinâmica, viva e que se modifica conforme os fatos sociais, culturais e econômicos. Tendo em vista a importância do processo de ensino em Matemática, é preciso lançar um olhar crítico, de modo a conciliá-lo com a realidade e contextualizá-lo.

Referência(s)