Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Matemática e colonialidade, lados obscuros da modernidade: giros decoloniais pela Educação Matemática

2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 27; Linguagem: Português

10.1590/1516-731320210065

ISSN

1980-850X

Autores

Filipe Santos Fernandes,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Resumo: Este texto discute aspectos da relação entre a Matemática e a Modernidade ocidental na conformação da matriz colonial do poder. Ao considerar a Matemática junto à ideia de raça em seus traços históricos e educacionais, traço linhas que mostram como a Matemática coloca em exercício diferentes dimensões da colonialidade, desvelando seus efeitos na desumanização de sujeitos e coletividades. Reivindico junto à Educação Matemática a construção de uma agenda política que assuma e enfrente os modos como a Matemática põe a colonialidade em exercício, alinhando-a a lutas que desafiam o padrão de poder mundial.

Referência(s)