
A ANTROPOSOFIA: ‘CONHECIMENTO DO SER HUMANO/SABEDORIA DO HOMEM’ EM CONSONÂNCIA COM A PEDAGOGIA WALDORF
2021; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.38087/2595.8801.119
ISSN2595-8801
AutoresEdevana Leonor Vantroba, Ana Maria Marques Palagi,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEsta pesquisa vem expor um recorte da dissertação que aborda uma instituição escolar que adota a proposta pedagógica baseada na antroposofia e conduzida pela Pedagogia Waldorf, buscando demonstrar e auxiliar para oportunizar as diversas linguagens, sejam corporais, gestuais, musicais aprimorando o desenvolvimento infantil. O objetivo é investigar estudos teóricos e conceitos relativos a Antroposofia no desenvolvimento integral da criança; distinguir a Pedagogia Waldorf, como arte e não somente como método ou sistema pedagógico que teorizam e legitimam o brincar como subsídio central para o desenvolvimento infantil. Os métodos de estudo e reflexão adotados vinculam-se a assertividade de uma educação em contato com a natureza, sob a influência da arquitetura orgânica, espaços planejados que se interrelacionam ao aprendizado de forma simples, natural, respeitando a individualidade e a necessidade de aprender a ‘ser’ integrado e permeado pela conjunção da arte e de outras teorias. Considerando o olhar humanista e transformador da educação Waldorf como uma possibilidade de responder aos desafios educacionais atuais,fundamentando características como a divisão por setênios, a classificação dos sentidos e comportamentos, abordando as etapas da vida infantil como um degrau no qual se edifica todo o desenvolvimento futuro, visto na Pedagogia Waldorf como decisivo para toda a vida.
Referência(s)