Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Voz e Ensino a distância (EaD)

2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 33; Issue: 4 Linguagem: Português

10.23925/2176-2724.2021v33i4p762-775

ISSN

2176-2724

Autores

Pablo Rodrigo Rocha Ferraz, Léslie Piccolotto Ferreira,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

Ao longo dos anos o entendimento de que o professor sofre limitações vocais quanto à qualidade e eficiência vocal tem sido ampliado de maneira constante. Questões além dos aspectos da qualidade vocal, queixas e sintomas se somam a importante influência que o trabalho tem na saúde do professor, condicionada também por fatores sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais. Paralelamente, há alguns anos, estudos com o professor universitário vem ganhando espaço, pois, observa-se que o setor da educação de ensino superior, no seu processo de reestruturação e adequação ao novo cenário socioeconômico e de produção da ciência, tecnologia e inovação, gera novas demandas que implicam transformações na organização do trabalho desse profissional. Dessa forma, a presente comunicação tem como objetivo apresentar uma proposta de curso para o professor universitário na modalidade ensino a distância (EaD), como uma ferramenta de sensibilização quanto às questões da saúde vocal, orientação e conscientização de mudanças de hábitos e promoção de estratégias para adequação do ambiente e da organização do trabalho que favoreçam a melhora da qualidade de vida. Organizado como comunicação assíncrona, o curso possui uma carga-horária total de 30 horas, e é dividido em seis módulos: 1 – A voz e suas características; 2 – Voz e trabalho; 3 – Voz e corpo; 4 – Voz e seus cuidados; 5 – Técnicas vocais e 6 – Estratégias comunicativas de expressividade.

Referência(s)
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