Aulas de educação física para pessoa com deficiência: efetividade imediata ou efeito prospectivo? / Physical education classes for people with disabilities: immediate effectiveness or prospective effect?

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 10 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n10-354

ISSN

2525-8761

Autores

Marcella Campelo da Silva Clemente, Dandara Evelin Monteiro Silva, Bruno Rodrigo da Silva Lippo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A Educação Física (EF) inicialmente possuía uma base higienista com forte nacionalismo, focando no preparo de homens fortes e viris para as guerras, assim, as práticas embasavam-se no “culto ao corpo” estereotipado a partir de um caráter de exclusão. A partir a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n° 4024/1961, foi estabelecido a obrigatoriedade da Educação Física Escolar, contudo, o viés higienista ainda era presente na metodologia das aulas vigentes, fazendo com que a EF só fosse internalizada e vivenciada por alguns, privilegiados. Segundo Ghiraldelli (1991), as aulas eram para que todos os alunos fossem “avaliados” através do seu porte físico e resistência, colaborando no processo de seleção natural, eliminando os fracos e premiando os mais fortes, no sentido da “depuração da raça”. Ou seja, era uma visão preconceituosa e segregadora. Com o passar dos anos, a EF evoluiu, novas metodologias surgiram com uma nova visão diante de práticas corporais a partir da inclusão, que trabalha e desenvolve os indivíduos de corpo inteiro. A partir daí, tornou-se tangível a busca por uma EF que abrange a todos. A Lei Federal nº 13.146/2015 assegura os direitos de inclusão da PcD (Pessoa com Deficiência). O art. I diz: “assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania” BRASIL (2015). Então, é notório observamos que é um direito legal da PcD em seu local de cidadã, também embasada na Constituição de 1988, diante do direito de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola suas garantias à educação de qualidade. Todavia, existe uma disparidade e lacunas entre a integração e a inclusão da PcD no âmbito escolar, a partir do cenário da igualdade e da equidade. A partir disso, a presente pesquisa buscou conhecer as limitações encontradas pelos profissionais de EF que atuam no âmbito escolar, de modo a analisar a inclusão das PcD nas aulas de Educação Física Escolar. A pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo, e foi realizada através de entrevistas narrativas, com o porte de formulário on-line (via plataforma Google Forms), com análise de dados a partir da porcentagem de gráficos e através de análise do conteúdo. Assim, a presente pesquisa concluiu que há déficits quanto ao processo de formação docente referente a área inclusiva e questões que necessitam ser revistas, moldadas e levadas ao poder público. Apesar das dificuldades e desafios para que ocorra a inclusão de Pessoas com Deficiência nas aulas de Educação Física, existem estratégias que tornam isso possível, de modo que é importante ressaltar a relevância da inclusão de alunos com deficiência no âmbito escolar e nas aulas de Educação Física de forma efetiva.

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