Aulas de educação física para pessoa com deficiência: efetividade imediata ou efeito prospectivo? / Physical education classes for people with disabilities: immediate effectiveness or prospective effect?
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 10 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n10-354
ISSN2525-8761
AutoresMarcella Campelo da Silva Clemente, Dandara Evelin Monteiro Silva, Bruno Rodrigo da Silva Lippo,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA Educação Física (EF) inicialmente possuía uma base higienista com forte nacionalismo, focando no preparo de homens fortes e viris para as guerras, assim, as práticas embasavam-se no “culto ao corpo” estereotipado a partir de um caráter de exclusão. A partir a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n° 4024/1961, foi estabelecido a obrigatoriedade da Educação Física Escolar, contudo, o viés higienista ainda era presente na metodologia das aulas vigentes, fazendo com que a EF só fosse internalizada e vivenciada por alguns, privilegiados. Segundo Ghiraldelli (1991), as aulas eram para que todos os alunos fossem “avaliados” através do seu porte físico e resistência, colaborando no processo de seleção natural, eliminando os fracos e premiando os mais fortes, no sentido da “depuração da raça”. Ou seja, era uma visão preconceituosa e segregadora. Com o passar dos anos, a EF evoluiu, novas metodologias surgiram com uma nova visão diante de práticas corporais a partir da inclusão, que trabalha e desenvolve os indivíduos de corpo inteiro. A partir daí, tornou-se tangível a busca por uma EF que abrange a todos. A Lei Federal nº 13.146/2015 assegura os direitos de inclusão da PcD (Pessoa com Deficiência). O art. I diz: “assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania” BRASIL (2015). Então, é notório observamos que é um direito legal da PcD em seu local de cidadã, também embasada na Constituição de 1988, diante do direito de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola suas garantias à educação de qualidade. Todavia, existe uma disparidade e lacunas entre a integração e a inclusão da PcD no âmbito escolar, a partir do cenário da igualdade e da equidade. A partir disso, a presente pesquisa buscou conhecer as limitações encontradas pelos profissionais de EF que atuam no âmbito escolar, de modo a analisar a inclusão das PcD nas aulas de Educação Física Escolar. A pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo, e foi realizada através de entrevistas narrativas, com o porte de formulário on-line (via plataforma Google Forms), com análise de dados a partir da porcentagem de gráficos e através de análise do conteúdo. Assim, a presente pesquisa concluiu que há déficits quanto ao processo de formação docente referente a área inclusiva e questões que necessitam ser revistas, moldadas e levadas ao poder público. Apesar das dificuldades e desafios para que ocorra a inclusão de Pessoas com Deficiência nas aulas de Educação Física, existem estratégias que tornam isso possível, de modo que é importante ressaltar a relevância da inclusão de alunos com deficiência no âmbito escolar e nas aulas de Educação Física de forma efetiva.
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