Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas de ensino da Educação Profissional: implicações da articulação com o mundo do trabalho no contexto do CETEP Bacia do Rio Corrente

2021; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 21 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2021.10929

ISSN

2447-1801

Autores

Liliane Borba Castro, Adenilson Souza Cunha Júnior,

Tópico(s)

Education and Work Dynamics

Resumo

Essa pesquisa apresenta um recorte dos dados extraídos e selecionados a partir dos questionários aplicados a docentes, cuja análise foi trabalhada com base na pesquisa qualitativa e segundo uma orientação metodológica que se aproxima do Materialismo Histórico Dialético, fundamentada no pensamento dos teóricos: Carvalho (2008), Fígaro (2008), Machado (2008), Marcelo (2009), Melo (2010), Meszáros (2005), Ramos (2008). A real concepção de mundo do trabalho é o grande diferencial para a efetivação de uma educação profissional integrada de qualidade. A percepção do docente deve estar atrelada a alguns pressupostos diretamente relacionados à Articulação com o Mundo do Trabalho presente na Educação Profissional da Bahia: formação integral, mundo do trabalho e saber.

Referência(s)