
INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA AMBIENTAL
2021; Universidade Federal de Minas de Gerais; Volume: 15; Issue: 43 Linguagem: Português
10.21171/ges.v15i43.3541
ISSN1980-5756
AutoresGerliane Maia Costa, Beatriz Alves dos Santos, Maria Layane Silva Gomes, Daniel Barboza Guimarães,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo busca analisar as características do conselho de administração que influenciam a divulgação ambiental voluntária das empresas brasileiras de capital aberto. Para tanto, utilizou-se uma perspectiva multiteórica: Teoria da Legitimidade e Teoria da Agência. A análise foi realizada em uma amostra de 61 empresas pertencentes ao Novo Mercado, listadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3), entre 2016-2018. Para testar as hipóteses, realizou-se uma regressão multivariada com dados em painel. Observou-se que, das empresas pertencentes ao Novo Mercado, excluindo-se os setores financeiro e de seguros, somente 52,1% apresentaram informações ambientais no período analisado. Os resultados apontam que, em média, as empresas da amostra divulgam 42% das informações referentes ao índice de divulgação ambiental. As características do conselho estão de acordo com as orientações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A pesquisa encontrou relação positiva e significativa entre o tamanho do conselho e a divulgação ambiental.
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