Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Páginas de cultura, resistencia y sumisión : libros en la revista Visão (1968-1978)

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Espanhol

ISSN

1808-5245

Autores

João Elias Nery,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Esse artigo enfoca como a revista Visao, uma publicacao que ao longo de sua trajetoria construiu uma “marca” de esquerda, contando com um conjunto de jornalistas e colaboradores identificados com posicoes politicas de esquerda, elaborava a secao de resenha de livros durante o periodo de vigencia do AI-5. A analise desse material (em especial resenhas do ano de 1973, periodo em que Vladimir Herzog coordenva a equipe de jornalistas) demonstra como a defesa da liberdade para a producao cultural e a critica a cultura de massa se fizeram presentes nas paginas da revista que apresentava uma visao conflitante com aquela pretendida pelo regime. - This article focus on the way Visao magazine, a publication that built a leftist “signature” along its trajectory, counting on a group of journalists and contributors identified with leftist political postures, organized a section about book reviews during the force of AI-5. The analysis of this material (particularly the reviews from 1973, period in which Vladimir Herzog coordinated the group of journalists) shows how the defense of freedom in the cultural production and the criticism to the mass culture was present on the pages of the magazine that presented a conflicting vision with the one intended by the system. - Este articulo plantea como la revista Visao, una publicacion que a lo largo de su trayectoria ha construido una “marca” de izquierda, contando con un conjunto de periodistas y colaboradores identificados por sus posiciones politicas de izquierda, elaboraba la seccion de resena de libros durante el periodo de vigencia del AI-5. El analisis de ese material (en especial de las resenas del ano de 1973, el periodo en que Vladimir Herzog coordinaba el equipo de periodistas) demuestra como la defensa de la libertad para la produccion cultural y la critica a la cultura de masa se hicieron presentes en las paginas de la revista que presentaba una vision opuesta a la pretendida por el regimen.

Referência(s)