
Possibilidades com o processo criativo nas escolas de dança
2021; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/extraprensa2021.187616
ISSN2236-3467
AutoresCristiano Max Pereira Pinheiro, Ilaine Maria Henz, Lenice Eli Lunkes Scarpato,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoA pandemia impactou os setores culturais, tornando importante rever estratégias da gestão cultural nos negócios. A arte vem sendo vista como produção simbólica de válvula de segurança psicológica e, neste estudo, optou-se pelo setor da dança como foco. O objetivo do artigo é compreender como escolas de dança, enquanto produção cultural, atualizam suas práticas e fazeres em conjunto com alunos/professores. Optou-se pela coleta de dados de alunos e professores de uma escola de dança no Rio Grande do Sul por meio de entrevistas. Estas foram submetidas à análise textual discursiva, criando categorias atravessadas pela fundamentação teórica em Indústria e Economia Criativa, Dança e Expressão Cultural. Como resultado, destaca-se que as escolas possuem uma diversidade de dinâmicas, sejam de ensino-aprendizagem ou de produção cultural/artística em prol de um modelo que realize tanto o caráter professor-aluno quanto a busca por uma colocação artística notável, tornando-se uma possibilidade de desenvolvimento de negócios pós-pandemia.
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