A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 10 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n10-445
ISSN2525-8761
AutoresKarlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Francisco Ricardo Miranda Pinto, Raiara Bezerra da Silva, Francisca Ariádina Anario Dos Santos, José Otacílio Silveira Neto, Analice Vieira De Macêdo,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO presente trabalho apresenta um relato de experiência do processo de ensino aprendizagem em anatomia humana, utilizando a técnica do Body Painting por meio síncrono, no aprendizado da anatomia humana dos músculos da face. O método utilizado no estudo foi um relato de experiência, observacional, qualitativo e quantitativo, realizado dia 29 de abril de 2021, com os acadêmicos da disciplina de anatomia humana, dos cursos da saúde de um centro universitário, através da plataforma Google Meet, durante a finalização do conteúdo de anatomia do sistema muscular. Na primeira etapa da experiência foi realizada uma auto pintura facial, sobre orientação da docente da disciplina. Os universitários realizaram a pintura dos múculos, seguindo o passo a passo do método do Body Painting: a) delimitação dos músculos; b) início da pintura dos músculos; c) finalização e retoque de áreas comprometidas pela tinta. Após a experiência, foi enviado um link do formulários do Google Forms, para eles passraem o feedback da experiência, onde 38 estudantes responderam. Deste modo, foi possível instigar dos universitários, o desenvolvimento de pensamento crítico e a retenção em longo prazo de conhecimentos anatômico. Assim, conclui-se que o body painting foi bem aceito pelos universitárisos por ser um método de aprendizagem divertido e integrativo, tornando a atividade estimulante e facilitando a retenção dos conhecimentos dos músculos da expressão facial.
Referência(s)