Artigo Acesso aberto

Monitoria de urgência e emergência: Um relato de experiência de discentes de medicina / Urgency and emergency monitoring: An experience report of medicine discents

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34119/bjhrv4n6-018

ISSN

2595-6825

Autores

Larissa Jardim Vargas, Renata Lisboa Serra, Marcelo Luiz Couto Tavares, Adenard Francisco Cleophas Cunha, Herick Pampolha Huet De Bacelar, Stephanie Oliveira Braga, Alice Frazão Costa, Marianna Moreno Lamar, Renata Barros De Lira, Maria Eugênia de Paula Pires,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por duas monitoras da disciplina de Urgência e Emergência (UE), auxiliares nas instruções de alunos do segundo período do curso de Medicina da Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Método: O módulo de UE do segundo período UNIFAMAZ tem enfoque no suporte básico de vida (SBV) e possui equipe constituída por 4 docentes, além de 2 monitores que exerceram suas funções entre os meses de Agosto e Dezembro de 2019, com aulas divididas em sessões teórica inicial e prática. O módulo compreendia 4 encontros para cada subgrupo: o primeiro encontro se baseava na instrução teórica sobre parada cardiorrespiratória (PCR). Ato contínuo, iniciava-se treinamento prático focado em compressões torácicas externas (CTE). O segundo encontro adicionando-se a tarefa de ventilação com dispositivo bolsa/válvula/máscara, conforme preconizado pelo AHA. Na terceira semana, ocorria acréscimo de nova tarefa: manuseio do DEA. O último encontro figurava como avaliação prática. Resultados: Observou-se que o módulo, focado no SBV, foi de grande relevância para os acadêmicos, garantindo-lhes conhecimentos teórico e prático sobre SBV. Para as monitoras, a prática de auxiliar no processo de aprendizagem e estar sob a frequente supervisão da equipe de docentes, acrescentou conhecimento para multiplicar conhecimentos. Considerações Finais: Com enfoque no SBV, a inserção de conhecimentos acerca dessa área na formação acadêmica inicial do curso permite o preparo de discentes para competências necessárias no manejo de vítimas de PCR no ambiente extra-hospitalar. A vivência da monitoria proporciona benefícios para todos os sujeitos envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem.

Referência(s)