
A PERSONAGEM BÍBLICA ESTERIOTIPADA EM FEMME FATALE: A SALOMÉ WILDEANA
2021; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 10; Issue: 07 Linguagem: Português
10.47295/mren.v10i07.3592
ISSN2316-1663
AutoresGraziela Dantas de Oliveira Almeida,
Tópico(s)Literature, Culture, and Aesthetics
ResumoEste artigo consiste em investigar a peça teatral Salomé , escrita por Oscar Wilde, em 1891. Aparecendo pela primeira vez no Novo Testamento, a história bíblica em torno da filha de Herodíades, encontrada nos Evangelhos de São Mateus e de São Marcos, surge personificada na imagem de femme fatale no período finissecular oitocentista. O mito de Salomé, venerado pelos artistas e escritores da época, relata a história da princesa da Judeia que, por meio de sua voluptuosa dança, pede ao rei Herodes como recompensa pelo espetáculo, a cabeça de João Batista, por influência de sua mãe. Contudo, a narrativa se modificou ao longo dos séculos, até atingir o seu ápice no período fin-de-siècle. Deste modo, Oscar Wilde, escritor finissecular do século XIX, concebe uma personagem bíblica engendrada nos moldes do arquétipo da mulher fatal. DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3592
Referência(s)