O Cinema do Umbigo: Primeiras reflexões sobre uma certa tendência de cinema caseiro no cinema português
2008; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoespanolEn la historia del cine portugues existe, desde los ultimos cuarenta anos, un �genero cinematografico� con una tendencia muy especifica, que tome la decision de clasificar como �cine del ombligo�. Lo clasifico asi por tratarse de un cine personal, confesional, contemplativo, ritualizado, esteticamente intransigente y rodado en espacios privados y muy queridos por sus realizadores. Lo que pretendo con este breve ensayo es ofrecer una primera aproximacion de algunos de las peliculas mas notables de este tipo, realizadas por Joao Cesar Monteiro, Antonio Reis / Margarida Martins Cordeiro y Pedro Costa. francaisDans l�histoire du portugais des 40 dernieres annees, existe un genre cinematographique qui presente une tendance propre, que j�ai decide de nommer �le de nombril�. Il s�agit d�un personnel, fonde sur des confessions, contemplatif, ritualise, esthetiquement sans compromis et filme dans des espaces prives chers aux cineastes. Ce texte est une premiere approche de certains des films les plus notables de ce genre realises par Joao Cesar Monteiro, Antonio Reis/Margarida Martins Cordeiro et Pedro Costa. portuguesExiste na historia do portugues dos ultimos 40 anos um �genero cinematografico�, com uma tendencia muito propria, que eu decidi classificar aqui como �cinema do umbigo�. Classifico-o assim por ser um pessoal, confessional, contemplativo, ritualizado, esteticamente intransigente e rodado em espacos privados e caros aos seus cineastas. O que pretendo neste breve ensaio e fazer uma primeira abordagem de alguns desses filmes mais notorios, nomeadamente obras de Joao Cesar Monteiro, Antonio Reis/Margarida Martins Cordeiro e Pedro Costa. EnglishIn the history of Portuguese over the last 40 years there is a cinematogaphic genrewith a trend of its own, that I have decided to classify here as cinema of the navel. My classification is because it is a personal, confessional contemplative, ritualized with an aesthetics of uncompromise and filmed in private spaces and dear to their filmmakers. What I want to do in this essay is a first approach to some of the most notable films, namely works by Joao Cesar Monteiro, Antonio Reis / Margarida Martins Cordeiro and Pedro Costa.
Referência(s)