Carnavalização, paródia e transtextualidade na trajetória dessacralizada e humanizada de Deus pelo recôncavo baiano

2010; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

2965-0712

Autores

Héder Junior dos Santos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

EnglishThis paper aims to analyze the contemporary short story �O santo que nao acreditava em Deus,� from Livro de Historias (1981), wri% en by Joao Ubaldo Ribeiro. In this narrative composing is central the recurrence to other texts and contexts, such as literary regionalist movements (from where, it retrieves theirs compositional method and characters), beyond the parodical refi ccionalization of the Holy Scriptures and the Greek mythological fi ctions, which a% aches to them, a profane and rhizome character. As such, our research focuses on verifying how Charon, the divine fi gure, the biblical texts of �Old Testament� and �New Testament�, among others are incorporated and transcontextualizated by Ubaldo�s tale, and how it reinvents the regionalist prose, certifying its association with the Brazilian postmodernist literature. For this, we set from the prospects about carnivalization, parody, transtextuality and post-modernity suggested by Domicio Proenca Filho (1995), Zila Bernd (2006), Gerard Gene% e (1982), Mikhail Bakhtin (1987/2002), Ingedore Koch (2007) e Norma Discini (2006). portuguesEste trabalho tem por objetivo analisar o conto contemporâneo �O santo que nao acreditava em Deus�, do Livro de Historias (1981), de Joao Ubaldo Ribeiro. Na composicao dessa narrativa e fulcral a recorrencia a outros textos e contextos, como os movimentos literarios de carater regionalista (de onde recupera o metodo composicional e tambem personagens), alem da refi ccionalizacao parodica das Escrituras Sagradas e das fi ccoes Grecomitologicas, em que se atribui inversamente aos mesmos, um carater profano e rizomatico. De tal forma, nossa investigacao centra-se em verifi car como a personagem Caronte, a fi gura divina, os textos biblicos do �Velho Testamento� e do �Novo Testamento�, dentre outros, sao retomados e transcontextualizados pelo conto ubaldiano, e como esse entrecruzamento textual reinventa o carater regionalista da prosa nacional, atestando sua vinculacao a pos-modernidade literaria brasileira. Para isso, partimos das perspectivas acerca da carnavalizacao, da parodia, da transtextualidade e da pos-modernidade sugeridas por Domicio Proenca Filho (1995), Zila Bernd (2006), Gerard Gene% e (1982), Mikhail Bakhtin (1987/2002), Ingedore Koch (2007) e Norma Discini (2006).

Referência(s)