Artigo Revisado por pares

Mídia étnica em Portugal: a construção de representações identitárias na revista Afro

2011; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Espanhol

ISSN

1518-2487

Autores

Rosangela Ferreira de Carvalho Borges,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Aesthetics

Resumo

Resumo: Este relato de pesquisa consiste na apresentacao dos resultados de uma primeira parte da pesquisa de pos-doutoramento em andamento no Departamento de Filosofia, Comunicacao e Informacao da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal), financiada pela FCT – Fundacao para a Ciencia e Tecnologia do Ministerio da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, que tem como objetivo identificar e analisar (pesquisa quali-quantitativa) quais as estrategias midiaticas utilizadas pela revista Afro - primeira publicacao portuguesa e comercial, etnicamente segmentada, dirigida a comunidade africana em Portugal - na construcao de representacoes identitarias dos negros africanos dos PALOP (Paises Africanos de Lingua Oficial Portuguesa, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guine-Bissau, Mocambique e Sao Tome e Principe) e seus descendentes em Portugal. Palavras-Chave: Analise de Conteudo; Identidade Etnica; Comunidade Africana; Midia Impressa. Abstract: The present paper reports the quantitative results of an ongoing post-doctorate’s research, fostered by the University of Coimbra and it’s Philosophy, Communication and Information Department based on the Faculty of Letters, with the endorsement of Fundacao para a Ciencia e Tecnologia do Ministerio da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal (Foundation for Science and Technology and Education) having as gold identify and analysis, under a qualitative-quantitative scope, what are the media’s strategies used, by the first commercial Portuguese mass media – Afro magazine – directed to the African Community in Portugal, in the building-up of identity representations of the black african rom PALOP (Portuguese – speaking Countries Angola, Cape-Vert, Guine-Bissau, Mozambique and St. Tome y Prince) and their descendants. Keywords: Content Analysis; Ethnic Identity; African Community; Press Media. Resumen: Esta comunicacion es la presentacion de los resultados cientificos de la primera parte de una investigacion post-doctoral en curso en el Departamento de Filosofia de la Informacion y la Comunicacion, Facultad de Letras de la Universidad de Coimbra (Portugal), financiado por FCT - Fundacion para la Ciencia y Tecnologia del Ministerio de Ciencia, Tecnologia y Ensenanza Superior de Portugal, que tiene como objetivo identificar y analizar (cualitativo / cuantitativo) que las estrategias de los medios de comunicacion utilizados por la revista Africa - la publicacion portugueses y comerciales destinadas etnica, dirigida a la comunidad africana en Portugal - la construccion de las representaciones de la identidad del negro africanos PALOP (Paises Africanos de Lengua Oficial Portuguesa, a saber, Angola, Cabo Verde, Guinea-Bissau, Mozambique y Santo Tome y Principe) y sus descendientes en Portugal. Palabras Clave: Analisis de Contenido; Identidad Etnica; Comunidad del Africa; Medios Impresos

Referência(s)