Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O pincel e a pena na construção da nação: pintando e narrando um mito político fundacional

2008; Groupe de Recherche Amérique Latine Histoire et Mémoire; Issue: 15 Linguagem: Português

10.4000/alhim.2911

ISSN

1777-5175

Autores

Susana Bleil de Souza,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Nossa proposta visa examinar a pintura e a literatura no processo de construção de uma identidade nacional uruguaia pela elite intelectual e política ao longo da segunda metade do século XIX e começos do XX, período de consolidação do aparato estatal moderno no país, bem como do início de uma tradição historiográfica nacional. Visto que o Uruguai conquistou a sua independência em relação ao Brasil através de sucessivas guerras, a elite uruguaia se viu diante da necessidade de reinventar um país independente e livre das ameaças do Brasil Imperial. Essa nação precisava construir-se como homogênea, consensual, uma comunidade de sentido com um projeto coletivo que, baseando-se em um passado de bravura, projetasse a nação em direção a um futuro grandioso ao qual ela estaria predestinada desde o seu princípio. Neste sentido, examinaremos a novela histórica de Eduardo Acevedo Díaz, enquanto instrumento de pedagogia política e a representação pictórica de Juan Manuel Blanes.

Referência(s)