Narrativa e Resiliência em Documentário

2009; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Hilda Villaça,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

ODocumentario Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, gerou impacto social por trazer em seu cerne a discussao sobre o hibridismo ficcao/realidade. Combina elementos ficcionais a partir de historias reais e brinca com o genero documentario problematizando esses limites ao entrevistar em cima de um palco de teatro, mulheres que responderam a um anuncio de jornal para participar de um documentario. Elas devem narrar suas historias. Mas, em algum momento o espectador fica em duvida, pois sao intercaladas entrevistas com atrizes, conhecidas e desconhecidas, que fazem os mesmos relatos. A entrevistada e real ou e atriz? Se for conhecida, acaba a duvida. Porem, atraves desse jogo de cena, o corpo que comunica, o rosto que exprime , a boca que fala, revela antes um conflito humano do que uma historia pessoal. E o corpo traduz-se em suporte de historias narradas que convidam as reflexoes, tema diretamente relacionado as construcoes das representacoes do real apresentadas por Boris Cyrulnik nos processos de resiliencia. Resiliencia e um tema novo, ainda nao estudado na comunicacao, a nao ser nos estudos da Comunicacao das Organizacoes. E um processo significativo na constituicao e fortalecimento de sociabilidade, criada tambem a partir das praticas comunicativas. Segundo Boris Cyrulnik, resiliencia e a capacidade de uma pessoa ter uma nova atitude perante um sofrimento psiquico, o que constitui um processo de superacao, de libertacao. Essa capacidade nao faz parte de um “catalogo de qualidades” que a pessoa possua. A pulsao genetica da o impulso para o outro, mas e a resposta do outro que o define como um tutor de resiliencia. Os apegos seguros, vao promover

Referência(s)