Artigo Revisado por pares

A gestão democrática como ponto de partida na formação de eco-educadores para territórios sustentáveis

2010; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2226-4000

Autores

Maria das Graças Ferreira Lobino,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Trata-se de uma pesquisa a partir do projeto �O movimento instituinte na reconstrucao do espaco vivido como direito cidadao�, concebido a luz do Programa Nacional de Formacao de Educadores Ambientais-PROFEA/MEC/MMA cujos pressupostos sao: o enfoque democratico e participativo, o ato educativo como processual continuo e permanente e a concepcao de ambiente como totalidade. Estes principios sao sustentados por autores como: Gramsci, Paro, Freire, Loureiro, Oliveira e outros. Esta pesquisa analisou as possibilidades e limites da implementacao da formacao de eco-educadores no contexto da gestao democratica a partir da comunidade escolar e local. Os sujeitos da pesquisa foram os conselheiros de doze escolas do Sistema Municipal de Vitoria/ES inseridas no referido projeto. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com enfase na pesquisa-acao por permitir acionar e potencializar mecanismos de participacao para alem da escola onde pode coexistir teoria e pratica na acao educativa. Segundo alguns autores, as transformacoes socio-culturais ocorridas no ultimo seculo, aceleradas pelo avanco cientifico e tecnologico sob a egide da globalizacao economica, potencializaram processos simultâneos de depredacao ambiental e de exclusao social. Neste cenario, urge a necessidade de reconstrucao de um novo projeto societario e, consequentemente, um novo projeto educativo. Desta forma, esta pesquisa apontou para a necessidade de redimensionar a educacao formal com enfase no territorio onde a escola se situa numa concepcao de Educacao Ambiental critica, interdisciplinar e transformadora como eixo estruturante do projeto politico pedagogico. Os resultados preliminares indicam que este processo exige a desinstalacao de �lugares� para negociacao de saberes/fazeres historicamente demarcados onde o fazer solitario docente possa se articular na dimensao ampla do fazer educativo, para alem dos muros da escola na perspectiva da construcao de uma cidade que se educa para a sustentabilidade.

Referência(s)