Descobrindo Conhecimentos em Dados de Avaliação da Aprendizagem com Técnicas de Mineração de Dados

2006; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2316-6541

Autores

Edson P. Pimentel, Nizam Omar,

Tópico(s)

Big Data and Business Intelligence

Resumo

Resumo: O processo continuo de avaliacao da aprendizagem pode gerar um grande volume de dados inviabilizando uma analise meramente humana. Estes dados podem esconder informacoes uteis a respeito do nivel cognitivo e metacognitivo do aprendiz e das suas reais necessidades de aprendizagem. Procedimentos automaticos ou semi-automaticos para tratamento e analise de dados podem ajudar nesta tarefa. Este trabalho descreve um estudo de caso e apresenta um modelo para a aplicacao de tecnicas de mineracao de dados a fim de descobrir conhecimentos a respeito de um aprendiz ou de um grupo, em dados coletados atraves de avaliacoes . Espera-se com isto criar mecanismos capazes de apoiar a avaliacao formativa com feedback adequado para professor e aluno. Abstract: The continuous assessment learning process can generate a great amount of data making impracticable an human analysis. In turn, these data can hide useful information regarding the cognitive and metacognitive level of the learners and its real necessities of learning. Automatic or semi-automatic procedures for treatment and data analysis can help in this task. This paper des- cribes a case study and presents a model for the application of data mining te- chniques in data collected through assessments in order to discover knowledge regarding an learner or of a learner group. The aim is to create mechanisms able to support formative assessment with suitable feedback for teacher and students.

Referência(s)