Primeiros resultados da experiência de implantação do Recurso de ECG Digital em Belo Horizonte, Brasil

2012; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.32443/2175-2990(2010)77

ISSN

2175-2990

Autores

Ísis Eloah Machado, Salime Haddad, Neuslene Rivers Queiroz, F. Morelli,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O municipio de Belo Horizonte possui um cenario em que os problemas cardiovasculares sao prevalentes na populacao geral e sao as principais causas de internacao e obito. Em 2007, com o objetivo de melhorar a resolutividade da atencao basica, agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera para o atendimento em Cardiologia nas Unidades de Referencia Secundarias, o municipio de Belo Horizonte deu inicio ao TeleECG, por meio da implantacao de equipamentos de ECG digital nas Unidades Basicas de Saude (UBS). O eletrocardiograma (ECG) e um exame simples, de baixo risco, baixo custo e de grande valor diagnostico. Foram utilizados os equipamentos de informatica ja existentes nas unidades adquiridos para implantacao do Prontuario Eletronico do Paciente (SISREDE). Enfermeiros e Tecnicos de Enfermagem foram capacitados na execucao do exame, arquivamento e envio dos tracados para a Central de Laudos localizada no Hospital das Clinicas (HC). Os medicos das Equipes de Saude da Familia (ESF) foram capacitados para identificacao dos exames normais, atraves de um curso a distância em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG. Apos prova de conceito realizada em 21 Unidades Basicas de Saude (UBS), o TeleECG foi expandido para 158 unidades, entre unidades basicas, URSs e UPAs, sendo atualmente realizados cerca de 1.300 exames ao mes, dos quais mais de 650 exames em media sao enviados a Central de Laudos. Com o sucesso da implantacao na Atencao Basica foi proposta a implantacao do TeleECG tambem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). As principais vantagens demonstradas pelo TeleECG sao: 1) comodidade para o paciente - evita deslocamento ate uma unidade especializada para realizar o exame: 2) rapidez na realizacao e acesso ao resultado; 3) acesso ao especialista (cardiologista) atraves do laudo emitido em ate 15 minutos em casos identificados como de urgencia e ate 48 horas em exames nao urgentes; 4) qualificacao dos encaminhamentos; 5) capacitacao permanente dos medicos das ESF. A incorporacao de Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TICs) na area de saude tem propiciado a qualificacao do atendimento, agilizado a tomada de decisao por meio de apoio diagnostico e tambem contribuido para a humanizacao da atencao prestada ao usuario.

Referência(s)