Artigo Revisado por pares

Inovação em Serviços Turísticos: A percepção desse processo em Agências de Viagens

2009; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12660/oit.v4n1.5735

ISSN

1980-6965

Autores

Denise Del ́Prá Netto Machado, Marialva Tomio Dreher, Patrícia Monteiro Gorni,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

A inovacao em servicos surge como uma necessidade de competitividade e adequacao as tendencias de mercado. Diante disso, inserem-se as agencias de viagens, empresas que comercializam produtos turisticos, que demandam cada vez mais qualidade e variedade, entre outros atributos determinados por consumidores cada vez mais exigentes. Para a melhor compreensao desse fenomeno, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou verificar qual a percepcao de proprietarios, gerentes e agentes de viagens sobre a inovacao nas agencias de viagens do municipio de Balneario Camboriu, SC. O metodo utilizado foi o levantamento exploratorio de multicasos, com a aplicacao de questionario para a coleta dados. Os resultados demonstram que existe uma boa compreensao dos questionados acerca do processo de inovacao. Observou-se que a preocupacao com a inovacao e um desafio no cotidiano organizacional das agencias de viagens estudadas, que buscam ofertar novos produtos e servicos para manter-se no mercado turistico, considerado competitivo.

Referência(s)