Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de Educação Ambiental

2008; Q98072931; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1981-1268

Autores

Lívia Lüdke Lisbôa, Heloísa Junqueira, José Cláudio Del Pino,

Tópico(s)

Environmental Education and Sustainability

Resumo

Concebe-se que problematicas ambientais podem chegar ao conhecimento de grande parte da populacao, e atingir pessoas de todas as idades e niveis de (in)formacao, atraves dos meios de comunicacao. As historias em quadrinhos, no caso deste estudo, sao consideradas um veiculo muito importante para a informacao, producao de significados e tentativa de sensibilizacao das criancas, jovens e adultos. No presente estudo, buscou-se analisar os conteudos relacionados a tematica ambiental que fazem parte do enredo das historias em quadrinhos de Mauricio de Souza, e sua importância como difusores de concepcoes, saberes e conceitos do campo das ciencias ambientais. Tais conceitos podem estar explicitos e/ou implicitos no conteudo das historias que buscam tratar de tematicas ambientais, portanto buscou-se tambem mostrar quais sao os principais artefatos (imagens, palavras e signos) utilizados nesse espaco, visando a sensibilizacao do leitor.

Referência(s)