Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de Educação Ambiental
2008; Q98072931; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-1268
AutoresLívia Lüdke Lisbôa, Heloísa Junqueira, José Cláudio Del Pino,
Tópico(s)Environmental Education and Sustainability
ResumoConcebe-se que problematicas ambientais podem chegar ao conhecimento de grande parte da populacao, e atingir pessoas de todas as idades e niveis de (in)formacao, atraves dos meios de comunicacao. As historias em quadrinhos, no caso deste estudo, sao consideradas um veiculo muito importante para a informacao, producao de significados e tentativa de sensibilizacao das criancas, jovens e adultos. No presente estudo, buscou-se analisar os conteudos relacionados a tematica ambiental que fazem parte do enredo das historias em quadrinhos de Mauricio de Souza, e sua importância como difusores de concepcoes, saberes e conceitos do campo das ciencias ambientais. Tais conceitos podem estar explicitos e/ou implicitos no conteudo das historias que buscam tratar de tematicas ambientais, portanto buscou-se tambem mostrar quais sao os principais artefatos (imagens, palavras e signos) utilizados nesse espaco, visando a sensibilizacao do leitor.
Referência(s)