Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Considerações sobre o enfoque epistemológico do materialismo histórico-dialético na pesquisa educacional

2009; Organization of Ibero-American States; Volume: 50; Issue: 4 Linguagem: Português

10.35362/rie5041887

ISSN

1681-5653

Autores

Anna Maria Canavarro Benite,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Neste artigo versamos sobre a adoção do enfoque epistemológico do Materialismo Histórico Dialético (MHD) em Pesquisa Educacional. Dada a importância do papel desempenhado pela pesquisa na formação do profissional da educação, o objeto desta reflexão é a pesquisa educacional como forma de investigação da realidade e para tanto se faz necessário uma discussão sobre os métodos e suas relações no contexto das epistemologias que os orientam. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica acerca do tema que possa contribuir para a discussão sobre a necessidade de uma base teórico-metodológica que dê sustentação à prática de investigação na formação dos futuros profissionais da educação.

Referência(s)