
Deuses da opressão diante do Deus Libertador
2012; Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo; Volume: 28; Linguagem: Português
10.22351/nepp.v28i0.231
ISSN1678-6408
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoNeste artigo, descrevo inicialmente a forma como o sabado era observado no judaismo. Pelos relatos dos Evangelhos percebe-se que a observância do sabado constituia-se um fardo pesado sobre o povo. Havia muitas prescricoes e proibicoes por causa do sabado e que tiravam a liberdade do povo. Num segundo momento falo sobre o posicionamento de Jesus diante do sabado. Marcos nos primeiros tres capitulos do seu Evangelho trata do sabado. O apice do relato marcano sobre as controversias sabaticas com os seus adversarios acontece com a cura do homem que tinha uma das maos ressequidas (3.1-6). O termo original usado para descrever a cura e avpokaqivsthmi restaurar. Nao apenas restaurar, mas restaurar ao sentido original, como era no inicio. Jesus promove a descontinuacao da lei sabatica e, como o Deus libertador, pretende integrar grupos marginais, excluidos da sociedade, considerados pelos deuses (Jo 10.34) como impuros. E por ultimo o significado do posicionamento de Jesus para a atualidade. Jesus assume uma posicao flexivel diante do sabado em relacao a lei codificada no Antigo Testamento e na tradicao dos anciaos, mas comprometido com a lei como expressao da vontade perfeita de Deus para a humanidade. Na cura de Jesus no sabado, ele tambem tem um posicionamento que significa um ato de recriacao do mundo nos tempos do fim. Assim como naquela epoca Jesus promovia libertacao ao povo, ainda pode fazer hoje, libertando os oprimidos das suas cargas.
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