
Identificação de Polifenóis: Sequência Pedagógica para o Ensino Médio
2014; Brazilian Society of Chemistry; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5935/rvq.v6i2.545
ISSN1984-6835
AutoresHeloísa P. Dias, Didley S. Pavia, Wanderson Romão, Denise Coutinho Endringer,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNo presente trabalho, aplicou-se um metodo alternativo de identificacao de polifenois dentro de uma sequencia didatica para o ensino de quimica, visando torna-lo mais significativo para os estudantes. O metodo foi desenvolvido empregando-se materiais de facil acesso e custo reduzido, como o suco de caju, rico em polifenois, sulfato ferroso e agua oxigenada, e foi baseado na capacidade de complexacao de metais com polifenois, em destaque os taninos, produzindo coloracao esverdeada. A partir do metodo, uma sequencia didatica foi elaborada e aplicada a uma turma do segundo ano do ensino medio de um colegio particular do municipio de Serra-ES, no ano de 2012. O estudo foi classificado como uma investigacao qualitativa de carater descritivo, cujos procedimentos tecnicos caracterizam uma pesquisa-acao. Para seu desenvolvimento, foram ministradas duas aulas, uma teorica e outra experimental. Ao final da aula experimental, aplicou-se um questionario de avaliacao da sequencia didatica empregada. Concluiu-se que e possivel utilizar a experimentacao em quimica como pratica pedagogica a fim de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais interessante para os alunos e professores. Faz-se necessario ressaltar ainda que esta pratica, quando realizada com materiais alternativos e de baixo custo, torna-se mais viavel, pois possibilita a sua realizacao em escolas que nao tem acesso facil a reagentes quimicos. DOI: 10.5935/1984-6835.20140032
Referência(s)