
EMERGÊNCIA DOS “CONDOMÍNIOS-CLUBE” NA ZONA SUL DE NATAL/RN, BRAZIL (the emergence of “Club Condominius” in the south of Natal/RN, Brazil)
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 11; Issue: 26 Linguagem: Espanhol
10.4215/rm.v11i26.684
ISSN1984-2201
Autores Tópico(s)Urban Design and Spatial Analysis
ResumoEsse trabalho tem o objetivo de discutir o surgimento de uma nova tipologia residencial que vem se disseminando na Zona Sul da cidade de Natal/RN, os chamados condominios-clube. Sua caracteristica principal e o apelo aos mais diversos itens de lazer, que sao utilizados pelos empresarios urbanos como forma de criar um novo estilo de vida e um novo produto a ser vendido. O referencial teorico desse trabalho se baseia na abordagem heterodoxa da coordenacao espacial realizada por Pedro Abramo. Tal perspectiva ve o espaco urbano como constituido de estoques residenciais que sao oferecidos pelos empresarios urbanos. De maneira geral, a ordem urbana e a configuracao residencial sao incertas, porque sofrem transformacoes oriundas do surgimento de inovacoes espaciais causadas por empresarios urbanos, em busca de lucros suplementares. No caso da Zona Sul de Natal, a construcao de importantes eixos viarios liga essa parte da cidade ao municipio vizinho de Parnamirim, que vem sendo alvo do transbordamento do mercado imobiliario de Natal. O ciclo de vida dos estoques residenciais da Zona Sul de Natal modificou-se com o tempo, passando originariamente da moradia em grandes conjuntos habitacionais para a producao de empreendimentos verticais. Atualmente, um novo fenomeno que surge e a disseminacao de uma nova tipologia, os condominios-clube. Por ser um processo recente, no qual os empreendimentos ainda estao em fase de lancamento ou construcao, seu estudo sera feito atraves da analise do marketing utilizado pelos empresarios urbanos para atrair os consumidores, por meio de panfletos e folders. Palavras-chaves : Ordem urbana, Convencao urbana, Inovacao espacial, Condominios-clube. ABSTRACT This paper aims to discuss the emergence of a new residential typology that has been spreading in the south of Natal / RN, the so-called club condominiums. Its main feature is the appeal to the most diverse recreational items, which are used by urban entrepreneurs as a way to create a new lifestyle and a new product being sold. The theoretical basis of this work is based on the heterodox approach of spatial coordination performed by Pedro Abramo. This perspective sees the urban space as consisting of residential stock that are offered by urban entrepreneurs. In general, the urban order and the residential configuration are uncertain, because they suffer changes arising from the emergence of spatial innovations caused by urban entrepreneurs in search of extra profits. In the case of Southern area of Natal, the construction of major highways connecting this part of town to the neighboring municipality, Parnamirim, that has been targeted to overflow of housing market in Natal. The life cycle of residential stocks in Southern area of Natal changed over time, passing originally from living in large housing states to the production of vertical projects. Currently, a new phenomenon that arises is the spread of a new classification, the club condominiums. Being a recent case in which the enterprises are still in launch phase or construction, the study will be done through the analysis of marketing used by urban entrepreneurs to attract consumers by means of pamphlets and folders. Keywords : urban order, Urban convention, Spatial innovation, Club condominiums. RESUMEN Este documento tiene como objetivo discutir el surgimiento de una nueva tipologia residencial que se ha extendido en el sur de Natal / RN, los condominios llamado Club. Su principal caracteristica es la apelacion a los articulos de ocio mas diversos, que son utilizados por los empresarios urbanos como una forma de crear un nuevo estilo de vida y un nuevo producto que se vende. La base teorica de este trabajo se basa en el enfoque heterodoxo de la coordinacion espacial realizada por Pedro Abramo. Esta perspectiva considera el espacio urbano como un conjunto de inventario de viviendas que son ofrecidas por los empresarios urbanos. En general, el orden urbano y el ambiente residencial es incierto, porque sufren cambios derivados de la aparicion de las innovaciones de espacio causadas por empresarios urbanos en busca de beneficios extraordinarios. En el caso de la zona sur de Natal, la construccion de carreteras principales que conectan esta zona de la ciudad al vecino municipio de Parnamirim, que ha sido el blanco de la abundancia del mercado inmobiliario de Natal. El ciclo de vida de los inventarios residenciales de la Zona Sur de Natal ha cambiado con el tiempo, desde el principio de la vivienda en grandes alojamientos para la produccion de proyectos verticais. En la actualidad, un fenomeno nuevo que se plantea es la propagacion de una nueva clasificacion, los condominios club. Al ser un caso reciente en que los proyectos se encuentran todavia en fase de lanzamiento o de la construccion, el estudio se llevara a cabo mediante el analisis de marketing utilizadas por los empresarios urbanos para atraer a los consumidores a traves de panfletos y folletos. Palabras clave : Orden urbana, Convencion urbana, Innovacion espacial, Condominios club. DOI : 10.4215/RM2012.1126. 0002
Referência(s)