Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Serviços de Informação e Comunicação Via Telefone Celular: Qualificação da Oferta e Indicações de Consumo por Adolescentes, em Salvador

2011; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1518-2487

Autores

Sara Torres, Jussara Borges, Othon Jambeiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A disseminacao do telefone celular em amplas camadas da populacao brasileira, aliada a sua potencialidade de agregar funcoes de acesso a servicos de informacao e comunicacao, colocam-no como um importante competidor de tradicionais fontes e meios provedores desses servicos. Essa proeminencia do celular e uma das mais evidentes consequencias da convergencia da informatica e das telecomunicacoes. Este trabalho tem como objetivos: 1) identificar, caracterizar e analisar os servicos de informacao e comunicacao (tecnica e legalmente denominados Servicos de Valor Adicionado-SVAs) oferecidos pelas quatro operadoras de telefonia movel atuantes em Salvador; 2) conhecer os apelos publicitarios das operadoras, dirigidos aos adolescentes, visando a venda daqueles servicos. Subsidiariamente, buscou-se tambem conhecer o consumo de SVAs por adolescentes e as razoes desse consumo. A metodologia consistiu na analise e qualificacao dos servicos oferecidos pelas operadoras; identificacao e analise dos materiais publicitarios expostos nos principais shoppings centers de Salvador; entrevistas com adolescentes escolares. Os resultados revelam a oferta de 37 SVAs em Salvador, inclusive os mais avancados, em termos tecnologicos, como e o caso do acesso a programas de TV e do GPS, por exemplo. As entrevistas com adolescentes, embora nao sejam representativas do universo da cidade, em termos de amostragem, revelam alto consumo de SVAs e, consequentemente eficacia dos apelos publicitarios a eles dirigidos.

Referência(s)