Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Autistas e os espaços escolares adaptados, de Ana Flávia Teodoro de M. Oliveira

2021; Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2675-7354.2021.252088

ISSN

2675-7354

Autores

Ana Karine Pereira de Holanda Bastos,

Tópico(s)

Language Acquisition and Education

Resumo

Na obra Autistas e os espaços escolares adaptados (Mercado de Letras, 2020), Ana Flávia Teodoro de M. Oliveira procura conscientizar os profissionais ligados à área da educação de que a adaptação dos espaços físicos da escola, como a sala de aula, é primordial para a inclusão e a aprendizagem das crianças autistas. O livro está organizado em dois capítulos. No primeiro, intitulado As experiências sensoriais dos autistas e o design escolar, a autora introduz o leitor na problemática da educação especial e as barreiras do espaço escolar; no segundo, A construção de espaços escolares inclusivos para estudantes autistas, Oliveira analisa as categorias de organização espacial e de controle dos estímulos sensoriais. Trata-se de uma importante leitura devido ao aumento de estudos e pesquisas sobre a educação inclusiva e, principalmente, porque o tema precisa ser estimulado a fim de promover o bem-estar de crianças autistas e sua inserção social.

Referência(s)
Altmetric
PlumX