Dialogando sobre Resíduos Sólidos pelos Caminhos da Educação Ambiental / Dialogue About Solid Waste Along the Paths of Environmental Education
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n11-190
ISSN2525-8761
AutoresAlissony Morais Paiva, Carla Ledi Korndörfer, Luciano Silva Figueirêdo, Elenice de Abreu Oliveira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA poluição causada pelo desenvolvimento das grandes economias mundiais tem aumentado bastante a preocupação sobre questões ambientais. Vários dispositivos legais foram criados no Brasil e no mundo, destacando-se a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituída pela lei nº 12.305/10. Através dela é regulamentada a classificação de resíduos e rejeitos a serem descartados no meio ambiente e a articulação que a PNRS faz com a Política Nacional de Educação Ambiental e a Política Nacional do Meio Ambiente. Nesse sentido, fez-se necessária uma reflexão sobre os problemas causados pelo descarte de resíduos sólidos, com enfoque no óleo de cozinha descartável, utilizando a Educação Ambiental crítica e uma abordagem interdisciplinar contextualizada. Essa concepção promove, assim, uma maior inclusão social sobre o tema. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os resíduos sólidos como tema transversal à luz da Educação Ambiental e, especificamente, a verificação dos conhecimentos sobre meio ambiente e os problemas socioambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos, em especial o óleo de cozinha. A pesquisa foi desenvolvida dentro da perspectiva da Pesquisa Ação e foi realizada em uma escola pública no município de Timon (MA), no turno vespertino e nas turmas do 2º ano do ensino médio. Foram aplicados questionários com os estudantes e entrevistas com a comunidade. A pesquisa possibilitou a constatação de mudanças na concepção de meio ambiente e no descarte dos resíduos sólidos em especial o óleo de cozinha descartável, e que a interdisciplinaridade é uma ferramenta imprescindível para retotalizar o saber fragmentado.
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