Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sobre a escola na produção da vida em comunidade: experiências ashaninka no rio Amônia

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/cra.v22i2.74154

ISSN

2317-6830

Autores

Paula Colares,

Tópico(s)

Indigenous Studies in Latin America

Resumo

Este artigo, desenvolvido a partir de um trabalho etnográfico junto aos Ashaninka do rio Amônia, trata do lugar da escola na produção contínua da “vida em comunidade”, novidade recentenas dinâmicas da socialidade ashaninka, e que se opõe diretamente ao seu passado imediatamente anterior, quando se vivia no “tempo dos patrões”. Busco apresentar o papel que a escola desempenhou na atração dos núcleos familiares e a maneira como as mantém na “Apiwtxa”, traduzível por “nós juntos”, que dá nome tanto à comunidade, quanto à associação indígena. Afirmo que viver em comunidade, em torno de uma escola, se traduz na produção de uma força que pretende impedir ativamente o retorno à exploração pelos patrões e, portanto, um meio de reconstruir sua autonomia.

Referência(s)