
O cinema soviético do stalinismo tardio: entre a propaganda e a anfibologia
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 14; Issue: 31 Linguagem: Português
10.33871/nupem.2022.14.31.291-315
ISSN2176-7912
AutoresMoisés Wagner Franciscon, Gelise Cristine Ponce Martins,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO stalinismo tardio, que se estendeu de 1945 a 1953, censurou e coagiu o cinema com uma eficácia desconhecida na URSS, direcionando-o para o confronto cultural com o arquirrival americano na nascente Guerra Fria. Enquanto o regime exigia filmes políticos que exibissem os problemas e crimes cometidos pelo inimigo e fomentassem a união interna, os cineastas procuravam burlar as diretrizes para inserir críticas sutilmente, ou o assunto abordado, centralizado na inversão da propaganda antissoviética em antiamericana, produzia ambiguidade por si mesmo. A cine-história cinematográfica de Marc Ferro, aplicada a 22 filmes do período, permite captar o jogo de interesses opostos por meio da análise de mensagens latentes, conscientes ou não.
Referência(s)