Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

LOURENÇO FILHO E A APRENDIZAGEM COMERCIAL NOS PRIMÓRDIOS DA MASSIFICAÇÃO DO ENSINO COMERCIAL NO BRASIL (1946)

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2448-0215.2021.252458

ISSN

2448-0215

Autores

José Geraldo Pedrosa, Flávia Oliveira Duenhas, Nívea Maria Teixeira Ramos,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

O artigo é dedicado ao entendimento das aproximações de Lourenço Filho (1897–1970) com o ensino comercial e suas elaborações sobre as especificidades do labor do comerciário, da aprendizagem e do ensino comercial. Desde os anos 1930 Lourenço Filho mantinha relações com a educação profissional, mas foi em 1949 que ele fez intervenções nas concepções de aprendizagem e nas práticas de ensino com amparo no funcionalismo e no pragmatismo anglo-americanos. O artigo considera o cenário econômico, social e cultural no Brasil dos anos 1940, faz incursões na trajetória e na obra de Lourenço Filho e dialoga com a literatura já produzida. De modo particular o artigo é uma elaboração que, resulta do exame de documentos primários e inéditos de Lourenço Filho sobre a aprendizagem profissional.

Referência(s)