Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Capital no futebol: uma análise da mercadoria jogador

2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 22; Issue: 37 Linguagem: Português

10.5752/p.2237-8871.2021v22n37p109-126

ISSN

2237-8871

Autores

Lucas Giachetto de Araujo, Sérgio Settani Giglio,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A proposta deste artigo é a de articular, a partir da leitura da primeira seção do “O Capital: Crítica da economia política” de Karl Marx (2013), uma análise da questão da mercadoria no futebol, mais especificamente do jogador como mercadoria, partindo da posição dicotômica que o jogador de futebol possui dentro do futebol profissional, ocupando um lugar de duplo estatuto, sendo produtor de mercadoria e a própria mercadoria. Para isso, o artigo se utiliza do materialismo histórico dialético para compreender essa posição do jogador e da dinâmica do capital, aplicado ao futebol. Além de uma investigação teórica sobre as categorias marxianas, o artigo apresenta dados empíricos que corroboram com a mesma. Por fim, o artigo analisa como se da a dinâmica centro-periferia do capital e perpassa pelo funcionamento do esporte como um aparelho ideológico, além de trazer uma proposta de como deve ser a luta do torcedor dentro do sistema.

Referência(s)