Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Pibid e o desenvolvimento do conhecimento profissional dos professores supervisores

2021; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

10.51359/2177-9309.2021.248145

ISSN

2177-9309

Autores

Camila Maria Koftun, María Ivete Basniak,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este trabalho investigou implicações do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para o desenvolvimento do conhecimento profissional dos professores supervisores, a partir das componentes da scholarship da docência. Estas componentes são a autocompreensão profissional e a teoria educacional subjetiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho investigativo e interpretativo, em que foi utilizado o grupo focal, que reuniu alguns dos professores supervisores que atuaram no subprojeto do PIBID de Matemática da UNESPAR – Campus de União da Vitória entre 2012 e 2017, para discutirem sobre suas experiências no PIBID. Posteriormente, a análise de dados revelou a influência de ações desenvolvidas com o PIBID no conhecimento profissional desses professores, principalmente no que diz respeito às reflexões e discussões coletivas decorrentes da participação no Programa, agregando novas ideias e elementos para suas práticas, assim como o desenvolvimento de aspectos da scholarship da docência. A atuação dos professores supervisores no PIBID deve ser reconhecida como uma política de formação continuada de professores, porque possibilita a articulação teoria-prática e, dessa forma, apresenta potencial maior do que os documentos que regulam o programa revelam.

Referência(s)