Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Afirmações dos estudantes sobre gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira

2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português

10.21723/riaee.v16i4.15688

ISSN

2446-8606

Autores

José Paulo Gomes Brazão, Alfrâncio Ferreira Dias,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da categoria de gênero, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal), e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil), sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram semelhança nos dois contextos estudados, relativamente ao conhecimento do conceito gênero. Porém, divergem relativamente ao envolvimento em conversas e debates sobre o tema no meio acadêmico. São os ex-estudantes da UFS os mais participativos e os ex-estudantes da UMa os que afirmam nunca ter participado. Os ex-estudantes dos dois contextos referem também que o tema gênero é tabu e que existe ainda preconceito social na sua discussão. Os ex-estudantes das duas universidades estudadas consideram que a abordagem, o envolvimento e a discussão deste tema melhoram o autoconhecimento, a afirmação pessoal em sociedade, sendo por esse motivo um tema educacional a trabalhar na academia.

Referência(s)