Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Heterotopias teatrais e a concepção de energia – Suzuki e a cena contemporânea japonesa

2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 42 Linguagem: Português

10.5965/1414573103422021e0102

ISSN

2358-6958

Autores

Fernanda Raquel, Christine Greiner,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Quando foi criada a SITI Company (1992) por Anne Bogart e Tadashi Suzuki, tornou-se comum falar no método Suzuki-Viewpoints. Porém, alguns artistas mais jovens desconhecem a produção destes grandes pesquisadores, antes da parceria. O objetivo deste artigo é apresentar algumas características dos primórdios do que foi considerado o treinamento Suzuki em 1965, quando criou o Waseda Shogekijo (Pequeno Teatro de Waseda), até a chegada de sua companhia em Toga. A proposta não é reconstituir a sua biografia, mas investigar o que segue em movimento do pensamento/ação de Suzuki, como a invenção de heterotopias teatrais que afetam, de modos diferentes, a cena contemporânea japonesa, e a sua noção singular de energia como tecnologia de comunicação.

Referência(s)