Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESVENDANDO A ANATOMIA CARDÍACA POR MEIO DA DISSECAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA LADHAS UNIFAL-MG

2021; Volume: 9; Issue: 16 Linguagem: Português

10.22481/recuesb.v9i16.9110

ISSN

2319-0566

Autores

Gabriel dos Reis Pinto, Paula Camelo de Almeida Santos, Bárbara Bianca Melo Toledo, Gabriel Ferro Baccaro, Isadora Furlan Ribeiro, Evelise Aline Soares,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Este trabalho propõe relatar a experiência sobre o evento “Anatomia cardíaca: aula de dissecação do coração” desenvolvido pela Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica (LADHAS) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) destinado aos alunos do primeiro ano do curso de Medicina. O evento teve por objetivo empregar metodologias ativas no estudo do coração, utilizando-se da dissecação de coração suíno, uma vez que a dissecação é um método pedagógico que colabora para a construção do aprendizado e o coração suíno possui grande semelhança com o órgão humano. Além disso, o conhecimento da anatomia do sistema cardiovascular é fundamental para compreender a fisiopatologia da hipertensão arterial. A atividade foi realizada no Laboratório de Anatomia da UNIFAL-MG. Participaram da atividade 120 estudantes do curso de medicina da UNIFAL-MG, contando com 20 participantes em cada dia do evento. Foram utilizados kit de dissecação, luvas, coração suíno, tabuleiro, jaleco e o roteiro de dissecação que continha o passo a passo da dissecação. Desta maneira, a experiência do evento para os extensionistas foi de extrema importância para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, aprendizagem a partir do ensinamento e trabalho em equipe. Já para os participantes, a atividade permitiu um melhor conhecimento da anatomia cardíaca e o primeiro contato com os instrumentais cirúrgicos.

Referência(s)