Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Usos da mídia e reconhecimento social da classe média das ecovilas

2021; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Linguagem: Português

10.30962/ec.2536

ISSN

1808-2599

Autores

Veneza Mayora Ronsini,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O artigo discute os usos da mídia entre segmentos da classe média urbana brasileira moradora de ecovilas localizadas na zona rural. Com base em dados etnográficos e perfis sociológicos individuais, argumentamos sobre a busca de reconhecimento social através de novas formas de trabalhar e consumir. Os resultados refletem sobre em que medida este fenômeno se relaciona com tendências globais como a globalização cultural, o comunalismo e o individualismo contemporâneo. A aspiração ao reconhecimento e sua negação institucionalizada pelo sistema capitalista gerou sofrimento nas trajetórias pessoais e a apropriação dos modelos culturais do individualismo e do comunalismo como orientação moral.

Referência(s)
Altmetric
PlumX