
Astronomia e matemática
2021; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15448/2179-8435.2021.1.41888
ISSN2179-8435
AutoresWeberson Campos Ferreira, Geraldo Eustáquio Moreira,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoEste artigo teve como objetivo identificar as potencialidades e limitações de uma experiência didática de enriquecimento curricular por meio de oficinas de astronomia e matemática direcionadas a estudantes com altas habilidades/superdotação. Amparados pela legislação vigente, estudantes superdotados têm direito ao Atendimento Educacional Especializado. As atividades foram desenvolvidas no âmbito de uma sala de recursos em uma escola pública no Distrito Federal. Os participantes foram 16 estudantes matriculados na referida sala. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo-exploratório ancorado no conceito de pesquisa da própria prática. Os resultados mostraram que as atividades desenvolvidas convergiram para o que se propõe como Enriquecimento do Tipo II (RENZULLI, 2018). No entanto, algumas limitações foram observadas relacionadas, essencialmente, à disponibilidade de recursos materiais e de formação continuada.
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