
Estratégias de transnacionalização de conteúdos originais de televisões não lineares da América Latina: o caso de Assédio, da Globoplay
2021; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 18; Issue: 53 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v18i53.2469
ISSN1983-7070
AutoresSimone María Rocha, Marcos Vinícius Meigre e Silva,
Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoExaminamos estratégias de transnacionalização e comunicabilidade em Assédio, série original Globoplay, a partir de uma metodologia que combina análise da televisualidade à hermenêutica da narrativa. Tomamos Globoplay como um agente em processo de transnacionalização ainda incipiente, apesar de adotar elementos de uma gramática do transnacionalismo. Com o estudo de caso de Assédio, observamos uma complexificação da narrativa, o uso do tempo linear com diferentes funções e composição estilística elaborada para figurar a violência sexual contra mulheres. Estes fatores demonstram que a série adota princípios de um apelo local-global capaz de afetar tanto audiências expandidas a outras localidades quanto manter vínculos com o lugar de origem e sua audiência nacional familiarizada.
Referência(s)