Artigo Acesso aberto

Economia Criativa e o criativo “amador”: a criatividade a partir dos mecanismos imprevisíveis da cultura residual e emergente

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/par-v6n2-2021-63110

ISSN

2525-5568

Autores

Romilson Marco dos Santos,

Tópico(s)

Creativity in Education and Neuroscience

Resumo

A Economia Criativa, como necessidade de um capitalismo cognitivo, evidencia uma criatividade galgada na capacidade de efetivamente gerar o novo. Logo, novas abordagens e novos mecanismos de existência criativa fazem-se necessários para tal objetivo. Este trabalho, portanto, visa a altercar em que medida os mecanismos imprevisíveis de criatividade da cultura residual e emergente se estabelecem como potência para a Economia Criativa, a partir do criativo “amador”. As hipóteses abrigam em: 1) o criativo “amador” se encontrar em fronteiras criativas inovadoras; 2) cabe fazer notar que tais fronteiras fomentam a cultura residual e emergente com uma atmosfera de forte caráter criativo suscitando, assim, formatos inauditos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX