Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cultura material e paradigma produção-consumo-mediação: uma abordagem metodológica interdisciplinar para pesquisas na área da história do design

2021; Linguagem: Português

10.5151/isspppgdesign-03

ISSN

2318-6968

Autores

Amélia Paes Vieira Reis, Silvio Romero Barreto Campello,

Tópico(s)

Photographic and Visual Arts

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de abordagem metodológica interdisciplinar para pesquisas na área de História do Design que tenham como objeto de estudo artefatos gráficos políticos. Para isso, relacionamos o paradigma Produção-consumo-mediação de Lees-Maffei (2009) a contribuições de autores da Cultura Material (Meneses, 1998 e 2003; Miller, 1998; Woodward, 2007). A partir dos resultados de uma revisão bibliográfica preliminar e de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), são apresentadas três correntes metodológicas principais do campo da História do Design (Huppatz, 2021; Lees-Maffei, 2009). Argumentamos que a metodologia proposta é particularmente útil para investigar artefatos gráficos políticos dentro de um contexto histórico, do ponto de vista do design. As discussões aqui apresentadas fazem parte da pesquisa de doutorado “Design Político em Pernambuco: artefatos gráficos e a redemocratização do Brasil (1979-1989)”, em desenvolvimento no PPGdesign/UFPE, na linha de pesquisa Design da Informação, sob a orientação do prof. Silvio Barreto Campello.

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