A criação e aplicação do jogo “batalha naval periódica” como recurso didático no ensino de química / The creation and application of the game "periodic naval battle" as a didactic resource for teaching chemistry
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n11-316
ISSN2525-8761
AutoresDébora de Souza Pinheiro, Gabryelle Carvalho Marçal Salgado, Prof. Dr. Wallace Alves Cabral,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNo processo de ensino-aprendizagem, e dentre as diferentes metodologias de ensino, os jogos didáticos têm se mostrado uma ferramenta interessante na trajetória de construção do conhecimento do discente. O que acarreta um desenvolvimento tanto educativo quanto social, pois além de criar um posicionamento crítico sobre o conteúdo, o jogo pode fomentar discussões e o trabalho em equipe, corroborando assim com o desenvolvimento interpessoal. Visando a utilização do jogo como recurso didático, neste presente artigo, discutiremos os resultados obtidos a partir da elaboração e aplicação do jogo “Batalha Naval Periódica”. Para isso, várias etapas foram planejadas, dentre elas, destacamos: a construção do projeto, produção, aplicação e avaliação do jogo didático sobre o conteúdo de tabela periódica. Os aspectos lúdico e cognitivo presentes nesse jogo são importantes para o ensino e aprendizagem de conceitos, favorecendo a motivação, a argumentação, o raciocínio e a interação entre professor e aluno. Os benefícios da aplicação do jogo foram examinados durante a aplicação, pois foi possível observar que o jogo cumpriu sua função educativa, facilitando a construção de conhecimento em meio a um clima de descontração e ludicidade.
Referência(s)