Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Da resenha ao podcast: (re)contextualizações de práticas de letramento em contexto de ensino remoto

2021; Linguagem: Português

10.25189/rabralin.v20i3.1943

ISSN

0102-7158

Autores

Roberto Barbosa Costa Filho, Elizabeth Maria da Silva,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar eventos de letramento remotos situados em contexto de Ensino Superior e analisar significados atribuídos a esses eventos por docentes e discentes, a partir das suas próprias experiências. Para tanto, focaliza o contexto de ensino remoto de uma disciplina do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, do campus sede da Universidade Federal de Campina Grande. Realiza-se a partir de uma pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011), evidenciando narrativas de uma docente e de uma discente. A partir de um paradigma interpretativo (MOREIRA; CALEFFE, 2008) e uma abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2000), vinculados a uma perspectiva etnográfica (STREET, 1995; 2012), a análise de tais narrativas evidencia eventos de letramento organizados em torno da produção de uma resenha escrita e a sua retextualização para a produção de um podcast. Os significados construídos pela docente e pela discente demonstram (re)contextualizações de práticas de letramento (FISCHER, 2020) impostas pelo ensino remoto, no contexto ora evidenciado, que exprimem um processo de negociação, de articulação a outros modos de comunicação, de consideração às identidades das participantes, de relações epistemológicas com a área de conhecimento e relações institucionais com as demandas impostas pela formação pretendida, compreendendo a produção de texto como uma prática social que deva proporcionar uma “experiência de vida”. O presente trabalho, portanto, pode contribuir para a compreensão sobre o que e como está acontecendo nessa (nova) modalidade de ensino e para a realização de estudos futuros sobre seus efeitos retroativos na educação

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