
Ensino e aprendizagem da resistência a partir do filme “o ano em que meus pais saíram de férias”
2021; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/cpg.v20n2.20229
ISSN2525-3514
AutoresHiran Pinel, Rodrigo Bravin, Mendeson Rezende De Moura,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo dessa pesquisa é descrever compreensivamente os modos de ser resistente do jovem Mauro que é o protagonista do filme “O ano em que meus pais saíram de férias” e trata do período em que o Brasil viveu a ditadura militar (1964-1985), focando no ano de 1970. Adotou-se como perspectiva metodológica a fenomenologia, tendo como referência o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo (FORGHIERI, 2012) com o filme, transcrição das falas e descrição das nossas compreensões. Mauro, diante dos outros, como ser-no-mundo, acaba agindo, na sua infância, contra o estabelecido, produzindo um modo de resistência diante de um estado que controla e limita as liberdades individuais, além de conviver com a distância do pai e da mãe e também com a morte de seu avô.
Referência(s)