Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino e aprendizagem da resistência a partir do filme “o ano em que meus pais saíram de férias”

2021; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5585/cpg.v20n2.20229

ISSN

2525-3514

Autores

Hiran Pinel, Rodrigo Bravin, Mendeson Rezende De Moura,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é descrever compreensivamente os modos de ser resistente do jovem Mauro que é o protagonista do filme “O ano em que meus pais saíram de férias” e trata do período em que o Brasil viveu a ditadura militar (1964-1985), focando no ano de 1970. Adotou-se como perspectiva metodológica a fenomenologia, tendo como referência o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo (FORGHIERI, 2012) com o filme, transcrição das falas e descrição das nossas compreensões. Mauro, diante dos outros, como ser-no-mundo, acaba agindo, na sua infância, contra o estabelecido, produzindo um modo de resistência diante de um estado que controla e limita as liberdades individuais, além de conviver com a distância do pai e da mãe e também com a morte de seu avô.

Referência(s)
Altmetric
PlumX