
Jogo “Grelha Retangular 3 x 4”: uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 16; Linguagem: Português
10.5007/1981-1322.2021.e80708
ISSN1981-1322
AutoresPaulo Jorge Magalhães Teixeira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho objetiva tornar conhecida uma proposta de ensino aprendizagem acerca de conteúdo básico de análise combinatória por meio de um jogo de tabuleiro nomeado Grelha Retangular 3 x 4. Tal proposta visa fomentar a apropriação e o exercício do raciocínio combinatório enquanto diagramas de árvore são construídos com o objetivo de mostrar algumas (ou todas) possibilidades como o jogo pode se desenrolar, a partir de tomadas de decisão dos jogadores por ocasião da movimentação de “tampinhas de garrafa pet” sobre o tabuleiro de jogo. Em prosseguimento ao jogo, e o consequente reconhecimento das regras estipuladas, problemas de combinatória são propostos com o propósito de ir ao encontro do que é preconizado na teoria de Resolução de Problemas. A proposta está em consonância com indicações presentes na BNCC – Base Nacional Curricular Comum para o ensino aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que objetiva dimensionar a importância da proposição e criação de um jogo que contribua para melhorar o processo de ensino aprendizagem da Matemática com estudantes e professores dos anos iniciais, e esta pesquisa culminou com a proposta do jogo. Por meio do jogo se espera que o estudante sinta-se estimulado apropriar, exercitar e desenvolver o raciocínio combinatório enquanto constrói um diagrama de árvore para particulares situações de jogo, de início - possíveis ocorrer em qualquer momento do desenrolar de uma partida até que ela chegue ao seu final, de modo a conhecer e contabilizar as possibilidades de vitória para cada jogador.
Referência(s)