
O USO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
2021; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.31512/encitec.v11i3.576
ISSN2237-4450
AutoresMarcus Túlio de Freitas Pinheiro, Regiani Coser Cravo, Simone Gabriely da Silva Lima,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta discussões que emergiram a partir de pesquisas e estudos realizados no grupo de pesquisa Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagens Sociais (DCETM), da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que aborda o desdobramento empírico de uma prática docente desenvolvida a partir da utilização de um sistema de gerenciamento de conteúdos para ambientes escolares como potencializador para o processo de ensino e aprendizagem, em cursos técnicos de nível médio. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa sobre autonomia tecnológica dos alunos e, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário digital – Google Forms, para nove turmas de primeiro semestre, respondido por 127 alunos. Por fim, após a análise deste estudo, foi possível identificar que o uso desse sistema pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem, considerando a aceitabilidade e a apropriação de conhecimentos dos alunos; sob a ótica do docente, o sistema auxiliou na prática de execução do componente curricular, ampliando as possibilidades de interação entre professor-aluno e aluno-aluno, além de aproximar a prática de ensino da realidade contemporânea da educação.
Referência(s)