Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação ambiental em tempos de pandemia: Uma experiência na Instituição de Ensino Liber, João Monlevade, Minas Gerais

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 16 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i16.23160

ISSN

2525-3409

Autores

Jussara Aparecida de Oliveira Cotta, Jeane de Fátima Cunha Brandão, Telma Ellen Drumond Ferreira, Rogéria Auxiliadora Silva Oliveira Souza, Andrea Pontes de Souza, Fernanda Emily Silva, Débora Layanne Santos Cota, Euzilene Silva Caetano,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O objetivo deste trabalho foi promover um processo participativo de aprendizagem sobre resíduos sólidos. O estudo foi desenvolvido durante a pandemia causada pela COVID-19, na Instituição de Ensino Liber, vinculada à rede DOCTUM de Ensino, localizada em João Monlevade, Minas Gerais, entre os meses de abril a dezembro de 2020 e teve a participação de 120 alunos do ensino fundamental. Este projeto foi desenvolvido em quatro etapas, sendo a primeira a aplicação de um questionário, a fim de levantar informações sobre como as famílias lidam com a questão da reciclagem, no seu dia a dia. Na segunda etapa, foram realizadas palestras, dinâmicas e oficinas com os alunos, para auxiliar a compreensão dos conceitos de consumo consciente e a reciclagem de resíduos sólidos, bem como da importância da geração de adubo, a partir de resíduos sólidos orgânicos. Na terceira etapa, os alunos confeccionaram um brinquedo pedagógico, a partir de materiais reciclados e, em uma quarta etapa, foi realizada a montagem de composteiras simples pelos alunos e familiares, buscando o compartilhamento de saberes entre os alunos e seus pais, professores da escola e extensionistas durante a pandemia. Com o desenvolvimento do projeto, os alunos compreenderam os processos biológicos que ocorrem naturalmente no ambiente e os benefícios e potencialidades da adubação orgânica para produção de alimentos mais saudáveis, além da importância do consumo consciente e da reciclagem de resíduos sólidos. O projeto mostrou que as práticas ambientais nas escolas são fundamentais na consolidação de atitudes socioambientais, uma vez que a escola é promotora de conhecimento e cidadania, e deve atender aos anseios socioambientais de seus alunos.

Referência(s)