Artigo Acesso aberto

Modernizando o ensino de Ciências com atividades gamificadas e jogos digitais / Modernizing Science teaching with gamified activities and digital games

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 11 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n11-551

ISSN

2525-8761

Autores

Meline Coelho, Isabela Almeida Ramos, Ariane de Cerqueira Joaquim, Marcos Paulo Rizzi Dos Santos, Gabriel Guimarães De Oliveira, L.P.S. Santos, Lineu Alves Lima Filho, Maria Tereza Fabbro,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este artigo descreve os resultados parciais de um projeto em andamento realizado por alunos do IFSP (Campus São José dos Campos). Eles realizam pesquisas e atividades de programação de jogos lúdicos voltados para o ensino de Ciências e Química. Com a crescente popularização das tecnologias de informação e do consumo de jogos digitais, fica evidente a importância da realização de estudos que analisem o uso de jogos em contexto educacional. Assim, aplicando um formulário online para alunos do Ensino Fundamental II e Médio para obter suas preferências quanto aos estilos de jogos comercializados. O objetivo principal da pesquisa foi analisar os resultados para a futura produção de jogos educativos que sejam eficientes para a construção de um ambiente participativo de ensino e aprendizagem contextualizado para os alunos. O papel do educador na utilização dos jogos educativos está no planejamento metodológico, ou seja, na análise dos materiais necessários à produção, execução e feedback, exigindo conhecimentos básicos na área de tecnologia da informação.

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